Em diferentes fases da vida o TDAH pode ser uma pedra no seu caminho

A VIDA COM TDAH

O TDAH extrapola os ambientes escolar/acadêmico/de trabalho e impacta diretamente as atividades do dia a dia e na saúde emocional do paciente. A implementação de intervenções psicossociais, ambientais e comportamentais em diferentes áreas da vida é essencial para o manejo adequado dos sintomas e consequente melhora da qualidade de vida.

Além disso, reconhecer que a jornada não é individual e se assegurar de que familiares, educadores, colegas de trabalho e amigos tenham um maior entendimento da condição, pode facilitar a adaptação e integração dos pacientes de TDAH em diferentes atividades e ambientes.

Veja algumas intervenções que podem ser aplicadas se:
• Sou pai/mãe
• Sou criança/adolescente
• Sou adulto

Além disso, contamos com alguns materiais de apoio que podem ajudar.  

Referência Quadro clínico. Associação Brasileira do Déficit de Atenção., 2022. Disponível em: https://tdah.org.br/quadro-clinico/>. Acesso em: 22 de setembro de 2022. O TDAH também afeta gente grande. Associação Brasileira do Déficit de Atenção., 2022. Disponível em: https://tdah.org.br/o-tdah-tambem-afeta-gente-grande. Acesso em: 22 de setembro de 2022.>.

COMO AJUDAR OS ALUNOS A GERENCIAR O TDAH NA SALA DE AULA

Dentre as dificuldades que crianças e adolescentes com TDAH sofrem, destaca-se a dificuldade no manejo e percepção do tempo, na socialização, organização e planejamento. Além disso, existe um prejuízo na esfera emocional, onde há uma diminuição da autoestima, já que seus resultados não refletem seu potencial, que pode interferir não só na educação, mas nas relações com familiares e amigos.

Os alunos com TDAH tendem a ter um desempenho acadêmico mais baixo quando comparado a outros estudantes, apresentando, muitas vezes, dificuldade em fundamentos como linguagem e matemática, além de um déficit no desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais, que pode dificultar as relações com os colegas.

É bom ter em mente que os alunos com essa condição aprendem mais facilmente quando a lição é cuidadosamente estruturada devido à sua dificuldade para se organizar antes de iniciar seu trabalho. E vale ressaltar que manter a comunicação frequente e fluida com a família garante que o aluno realize um trabalho consistente e seja eficaz. Veja algumas recomendações para que o aluno possa desenvolver melhor seu potencial:

- Utilizar lembretes para organizar e preparar o seu trabalho. Desta forma, não há surpresas, e os alunos sabem qual tarefa começar e quando.

- Fornecer materiais de apoio. Isto é realmente útil para apoiar os alunos ao desempenharem funções e também para reforçar o que eles estudaram.

- Simplificar as instruções. Quanto mais simples e mais inteligentes as instruções e tarefas, maior a probabilidade deles concluírem o que foi pedido, dentro do prazo estipulado.

- Ter um cronograma visível. Use um espaço na sala de aula para anotar os acontecimentos do dia. Mais uma vez, sem surpresas.

- Criar uma lista de materiais para trabalhos de casa. Isto irá ajudar os alunos a manterem-se organizados.

- Pedir que sentem perto do professor, assim ele poderá ficar de olho neles. Isso também pode ajudar a mantê-los menos distraídos.

Além das dicas acima, também é benéfico conhecer a personalidade da criança e como é sua forma de aprendizagem. Isso pode exigir conversas pessoais com o estudante e reuniões com pais ou responsáveis, para que todos saibam o que está acontecendo e conheçam quaisquer alterações no tratamento ou comportamento.

Referências Ptacek R, Weissenberger S, Braaten E, et al. Clinical Implications of the Perception of Time in Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD): A Review. Med Sci Monit. 2019;25:3918-3924. Published 2019 May 26. doi:10.12659/MSM.914225 Canadian ADHD Resource Alliance (CADDRA). Canadian ADHD Practice Guidelines. Edition 4.1. Toronto, ON: CADDRA, 2020. DuPaul, G. J., Volpe, R. J., Jitendra, A. K., Lutz, J. G., Lorah, K. S., & Gruber, R. (2004). Elementary school students with AD/HD: Predictors of academic achievement. Journal of School Psychology, 42, 285-301. Robbins, CA. ADHD couple and family relationships: Enhancing communication and understanding through Imago Relationship Therapy. JCLP / In Session. 2005; 61(5): 565-77. Silvestre, Aurea. et al. Pedagogia em Ação. Rev Eletr do Curso de Pedagogia da PUC Minas. v8, n1 (2016) TDAH e escolas. Associação Brasileira do Déficit de Atenção., 2022. Disponível em: https://tdah.org.br/tdah-e-escolas/>. Acesso em: 22 de setembro de 2022.>. Algumas estratégias pedagógicas para alunos com TDAH. Associação Brasileira do Déficit de Atenção., 2022. Disponível em: https://tdah.org.br/algumas-estrategias-pedagogicas-para-alunos-com-tdah. Acesso em: 22 de setembro de 2022.>. Estratégiaspedagógicas para alunos com TDAH. Instituto NeuroSaber, 2016. Disponível em: https://institutoneurosaber.com.br/estrategias-pedagogicas-para-alunos-com-tdah/. Acesso em: 22 de setembro de 2022.

NO TRABALHO

Um dos grandes problemas que influenciam diretamente na produtividade no trabalho é a falta de organização, o acúmulo de papéis, o lixo, a quantidade de abas abertas no navegador de internet e de atividades por realizar. Todos esses fatores podem fazer com que a pessoa com TDAH se perca nos objetivos e prazos a cumprir.

Os adultos com TDAH podem se beneficiar com algumas dicas simples para o dia a dia no trabalho:

Manter a mesa arrumada 

É necessário estabelecer uma área de trabalho, onde cada coisa deve ficar, como computador, porta canetas, enfeites de mesa, papéis, livros. A papelada deve ser organizada e para isso pastas ou caixas identificadas podem ser úteis. Todo lixo acumulado deve ser jogado fora.

Organização 

A organização é uma estratégia muito útil, auxiliando de forma ativa na rotina.

• Usar uma agenda – O uso da agenda ajuda a lidar e organizar os horários e compromissos.
• Fazer listas – O planejamento é condição necessária para o bom desempenho das pessoas com TDAH.
• Fazer na hora – Para evitar o esquecimento, procrastinação e desordem, comuns em adultos com TDAH, é muito importante fazer o que tiver que ser feito na hora, evitando deixar ‘’para depois’’.
• Estabelecer um sistema de arquivamento para não perder nada.
• Dedicar um tempo do dia para e-mails – Separar alguns minutos do dia para checar os e-mails evita abrir a caixa de correspondência de 5 em 5 minutos. Responder, arquivar ou apagar na hora também é muito importante.
• Usar um relógio – Quando uma tarefa for iniciada é importante definir quanto tempo será empregado nela.
• Definir prioridades.
• Criar uma curta rotina diária.
• Reservar mais tempo do que o considerado necessário.
• Usar alarmes e chegar cedo.
• Fazer uma tarefa de cada vez – Caso seja um grande projeto, dividi-lo em pequenas partes e termina-las uma de cada vez.
• Aprender a dizer não – A impulsividade no adulto com TDAH pode fazer com que ele aceite executar muitos projetos ou compromissos de uma só vez sem uma avaliação prévia e ponderada das suas capacidades e, consequentemente, não consiga finalizar nenhum. Isto gera sentimentos de frustração, baixa autoestima e incompetência.

Essas dicas simples podem ajudar a realizar as atividades com mais qualidade, ter um ambiente mais organizado e consequentemente mais produtivo.

Referências TDAH no adulto - algumas estratégias para o dia a dia. Associação Brasileira do Déficit de Atenção., 2022. Disponível em: https://tdah.org.br/tdah-no-adulto-algumas-estrategias-para-o-dia-a-dia/. Acesso em: 22 de setembro de 2022.>.

NO DIA A DIA

Além dos ambientes de estudo e trabalho, uma organização nas demais atividades do dia a dia é muito importante para controle das consequencias dos sintomas da TDAH. As dicas abaixo podem ser úteis:

Exercícios físicos - O exercício ajuda a aumentar o foco atencional e a diminuir o excesso de energia, ajudando a combater os sintomas de depressão, irritabilidade, hiperatividade ou impulsividade. Ter um programa de exercícios na rotina diária pode gerar muitos benefícios.

Entender a si mesmo e aos próprios limites é fundamental - O diagnóstico do TDAH pode ajudar na compreensão de determinadas atitudes, mas não é uma justificativa para comportamentos inadequados. A mudança de atitude é possível e deve ser buscada com determinação.

Procurar pessoas que o aceitem. O adulto com TDAH pode perceber quando aqueles em torno dele não entendem o seu problema e ficam criticando e julgando o seu comportamento recorrentemente, deixando nele uma sensação ruim de que ele “nunca agrada”. Ao lidar com pessoas que fazem com que o indivíduo se sinta desconfortável ou inadequado, juntar-se a outras pessoas com quem ele se sinta respeitado é muito importante. Uma alternativa é procurar grupos de apoio ou criar sua própria rede de amigos.

Procurar tempo no dia para relaxar. Usar um tempo de transição para desestressar e relaxar é importante. Deixar com que, por exemplo, a família saiba que quando o indivíduo chega em casa do trabalho, precisa de alguns minutos de silêncio para se organizar mentalmente, antes de se dedicar às atividades familiares.

Criar um registro de atividades diárias para cada dia. Categorizar as escolhas em ordem de importância é muito importante. Para categorizar primeiro é necessário verificar o que precisa ser feito e, em seguida, completar os itens mais importantes em primeiro lugar, deixando os menos importantes para depois. Caso o indivíduo se distraia, ainda assim vai ter conseguido fazer os itens mais importantes do dia.

Usar o relógio biológico em benefício próprio
. Se o indivíduo é uma pessoa mais produtiva no início do dia, colocar os itens mais importantes a serem realizados no período da manhã. Caso renda melhor na parte da tarde, organizar as tarefas principais neste horário. Gerenciar as atividades de modo que tire o máximo proveito dos próprios padrões de produtividade.

Criar prazos para os projetos. Aprender a gerenciar o tempo. Se o indivíduo tem tendência à procrastinação, esboçar os projetos estabelecendo prazos para cada etapa dos mesmos. Pode-se usar estratégias para ajudar, como o uso de despertador de relógio ou do celular, por exemplo ou classificar as metas com os respectivos prazos.

Realizar todas as tarefas e atividades em etapas
. Adultos com TDAH estão frequentemente sobrecarregados com grandes projetos e tarefas. Muitas vezes isso faz com que os projetos fiquem inacabados ou até mesmo sequer iniciados. Ao invés de olhar o projeto como uma longa e única tarefa a ser concluída, pode-se vê-lo de modo fatiado, por partes. Por exemplo, ao limpar a sua casa, estabelecer uma ordem: em primeiro lugar as camas, em segundo a sala e por fim a cozinha. Uma dica é não se preocupar com nenhuma outra coisa até completar o que estiver sendo feito naquele momento.

Sistematizar com antecedência a rotina diária. Ao desenvolver protocolos para se ajudar no dia a dia, o próprio indivíduo acaba criando a sua própria agenda diária. O uso de ajudantes organizacionais, listas de tarefas, agendas, gravadores, entre outros, é de grande valia para muitos.

Aprender tudo sobre o TDAH. Quanto mais informado o indivíduo estiver sobre o seu problema, mais estará preparado para lidar com as dificuldades diárias. Ler livros, fazer perguntas ao médico ou participar de grupos de apoio tornarão a vida bem mais leve e com mais qualidade. As pequenas superações são grandes sucessos, por isso comemorar as vitórias é essencial!

Referências TDAH no adulto - algumas estratégias para o dia a dia. Associação Brasileira do Déficit de Atenção., 2022. Disponível em: https://tdah.org.br/tdah-no-adulto-algumas-estrategias-para-o-dia-a-dia. Acesso em: 22 de setembro de 2022.>.

COMO SE PREPARAR PARA A CONSULTA MÉDICA

Veja algumas dicas que poderão ajudar no diálogo com o médico.

- Prepare-se para a consulta: faça uma lista de tudo que gostaria de conversar a respeito em sua consulta. As coisas mais importantes podem facilmente ser esquecidas assim que uma conversa começa;

- Para ter certeza que seu médico explicou com clareza, tente repetir de volta a ele o que ele explicou. Isto é chamado de “escuta ativa”. Anotar tudo também é uma boa ideia;

- Traga um membro da família ou um amigo, ter alguém lá para tomar notas, fazer perguntas ou simplesmente para apoiá-lo é uma boa ideia;

- Se estiver inseguro de qualquer coisa, não tenha medo de perguntar – o médico está lá para tornar as coisas mais claras.

Se o clínico geral ou pediatra achar que deve haver uma avaliação para TDAH, ele poderá encaminhar o paciente para um especialista no transtorno.