O QUE FAZER SE VOCÊ SUSPEITAR DE TDAH?
Não existe um exame específico para se diagnosticar o TDAH, como um exame de sangue ou um exame de imagem. Se você suspeita que você, seu filho ou alguma pessoa próxima possua o transtorno, o primeiro passo é procurar um especialista. As diretrizes do National Institute for Health and Care Excellence (NICE) afirmam que um diagnóstico de TDAH só deve ser feito por um profissional de saúde devidamente qualificado com treinamento e experiência no diagnóstico de TDAH.
O processo de avaliação do diagnóstico compreende a análise de dados coletados de diversas fontes, incluindo o exame clínico/anamnese do paciente, entrevistas com pais, professores ou pessoas próximas, além disso, algumas escalas de avaliação e classificação podem ser usadas como suporte. O diagnóstico é feito a partir de critérios descritos no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V) ou ICD-10.
Durante a avaliação clínica, o profissional buscará:
- identificar a presença dos sintomas do TDAH
- avaliar a presença de possíveis outras doenças que possuam características semelhantes com as do TDAH
- investigar a presença de deficiências visuais e auditivas, imaturidade do neurodesenvolvimento que envolvem funções motoras
realizar exame geral da saúde física do indivíduo
- identificar se há evidências de outras doenças comórbidas
Observações comportamentais podem ser úteis para confirmar os sintomas relatados em uma entrevista clínica. Especialmente para crianças e adolescentes, relatos de professores são reconhecidos como uma das melhores fontes de informação relacionadas a problemas de comportamento, desenvolvimento ou funcionamento social. Observações em sala de aula por um psicólogo ou pedagogo também são úteis para diagnosticar crianças e adolescentes.
Referências
Symptoms and Diagnosis of ADHD. Center for Disease Control and Prevention. https://www.cdc.gov/ncbddd/adhd/diagnosis.html Acesso em: 20 de maio de 2022
NICE guideline 2018. Attention deficit hyperactivity disorder: diagnosis and management. Available at: https://www.nice.org.uk/guidance/ng87. Accessed January 2021.
American Psychiatric Association. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition. 2013.
World Health Organization. The ICD-10 Classification of Mental and Behavioural Disorders. World Health Organization. The ICD-10 Classification of Mental and Behavioural Disorders.
Canadian ADHD Resource Alliance (CADDRA). Canadian ADHD Practice Guidelines. Edition 4.1. Toronto, ON: CADDRA, 2020.
Banaschewski T, Hohmann S, Millenet S. Aufmerksamkeitsdefizit-/Hyperaktivitätsstörung (ADHS) im Kindes-, Jugend- und Erwachsenenalter. DGKJP, DGPPN and DGSPJ German guidelines. 2018.
Guías de Práctica Clínica en el SNS. Grupo de trabajo de la Guía de Práctica Clínica sobre las Intervenciones Terapéuticas en el Trastorno por Déficit de Atención con Hiperactividad (TDAH). 2017.
Kooij JJS, Bijlenga D, Salerno L, et al. Updated European Consensus Statement on diagnosis and treatment of adult ADHD. Eur Psychiatry 2019; 56: 14-34.
Taylor E, Döpfner M, Sergeant J, et al. European clinical guidelines for hyperkinetic disorder – first upgrade. Eur Child Adolesc Psychiatry 2004; 13(Suppl 1): I/7-I/30.
COMO TDAH É DIAGNOSTICADO?
Para um diagnóstico de TDAH, os sintomas de hiperatividade-impulsividade e/ou desatenção devem atender aos critérios diagnósticos do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - 5ª Edição (DSM-5TM) e/ou a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde 10ª Revisão (CID-10). Independentemente do sistema de classificação médica utilizado, as características do TDAH descritas são semelhantes, com ambos os conjuntos de critérios diagnósticos descrevendo o TDAH como um padrão de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade (apresentações combinadas, predominantemente desatentas ou predominantemente hiperativo-impulsivas). No entanto, estes sistemas de classificação médica devem ser utilizados em conjunto com uma série de escalas de avaliação, que frequentemente medem o impacto do TDAH em áreas mais específicas de funcionamento ou qualidade de vida.
Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V)
O sistema de classificação médica DSM-5TM para TDAH é publicado pela American Psychiatric Association e é utilizado nos Estados Unidos e no resto do mundo. Este sistema de classificação define o TDAH como “um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfere no funcionamento ou desenvolvimento”. O DSM-5TM inclui o TDAH entre os transtornos do neurodesenvolvimento, que compreendem condições associadas a fatores que afetam o desenvolvimento do cérebro e dá exemplos de como os sintomas de TDAH são expressos ao longo da vida. O DSM-5TM afirma que pelo menos cinco sintomas devem estar presentes antes dos 12 anos de idade e que deve haver evidências claras de que os sintomas interferem ou reduzem o nível de funcionamento social, acadêmico e ocupacional para um diagnóstico de TDAH.
Critérios Diagnósticos de Desatenção
a. Frequentemente, não presta atenção em detalhes ou comete erros por descuido em tarefas escolares, no trabalho ou durante outras atividades.
b. Frequentemente, tem dificuldade de manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas.
c. Frequentemente, parece não escutar quando alguém lhe dirige a palavra diretamente.
d. Frequentemente, não segue instruções até o fim e não consegue terminar trabalhos escolares, tarefas ou deveres no local de trabalho.
e. Frequentemente, tem dificuldade para organizar tarefas e atividades.
f. Frequentemente, evita, não gosta ou reluta em se envolver em tarefas que exijam esforço mental prolongado.
g. Frequentemente, perde coisas necessárias para tarefas ou atividades.
h. Frequentemente, é facilmente distraído por estímulos externos.
i. Frequentemente, é esquecido em relação a atividades cotidianas.
Critérios Diagnósticos de Hiperatividade/Impulsividade
a. Frequentemente, remexe ou batuca as mãos ou os pés ou se contorce na cadeira.
b. Frequentemente, levanta da cadeira em situações em que se espera que permaneça sentado.
c. Frequentemente, corre ou sobe nas coisas em situações em que isso é inapropriado (em adolescentes ou adultos, pode se limitar a sensações de inquietude).
d. Frequentemente, é incapaz de brincar ou se envolver em atividades de lazer calmamente.
e. Frequentemente, “não para”, agindo como se estivesse “com o motor ligado”.
f. Frequentemente, fala demais.
g. Frequentemente, deixa escapar uma resposta antes que a pergunta tenha sido concluída.
h. Frequentemente, tem dificuldade para esperar a sua vez.
i. Frequentemente, interrompe ou se intromete
Critérios diagnósticos DSM-5 (2013)3
- Critério A:
Crianças: 6 ou mais de desatenção e/ou 6 ou mais de hiperatividade-impulsividade.
Em adultos, pelo menos, 5 dos sintomas de desatenção e/ou hiperatividade/impulsividade são necessários.
- Critério B: vários dos sintomas presentes antes dos 12 anos de idade.
- Critério C: sintomas ocorrem em 2 ou mais ambientes.
- Critério D: sintomas interferem no funcionamento social, acadêmico ou profissional.
Referências
NICE guideline 2018. Attention deficit hyperactivity disorder: diagnosis and management. Available at:https://www.nice.org.uk/guidance/ng87. Accessed January 2021.
World Health Organization. ICD-11: International Classification of Diseases 11th Revision. 2018. Available at:https://icd.who.int/. Accessed January 2021.
American Psychiatric Association. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition. 2013.
Canadian ADHD Resource Alliance (CADDRA). Canadian ADHD Practice Guidelines. Edition 4.1. Toronto,ON: CADDRA, 2020.
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Guías de Práctica Clínica en el SNS. Grupo de trabajo de la Guía de Práctica Clínica sobre las IntervencionesTerapéuticas en el Trastorno por Déficit de Atención con Hiperactividad (TDAH).2017.
Kooij JJS, Bijlenga D, Salerno L, et al. Updated European Consensus Statement on diagnosis and treatmentof adult ADHD. Eur Psychiatry 2019; 56: 14-34.