TRATAMENTO DO TDAH

Anteriormente, o tratamento do TDAH tinha como prioridade apenas o controle dos sintomas. Hoje, conhecendo como o transtorno pode afetar diferentes áreas da vida do paciente (social, emocional, acadêmico e ocupacional), tem-se como prioridade uma abordagem terapêutica colaborativa e multidisciplinar, incluindo médicos, psicólogos e pedagogos. Estudos mostram que intervenções psicossociais atreladas às intervenções medicamentosas melhoram não só os sintomas da doença, como a qualidade de vida como um todo.

Intervenções psicológicas para TDAH incluem uma variedade de abordagens cognitivas e comportamentais, incluindo terapia cognitivo-comportamental para TDAH, intervenções comportamentais, treinamento dos pais, treinamento cognitivo e treinamento de habilidades sociais. Já a abordagem medicamentosa inclui tratamento com medicamentos psicoestimulantes e não-estimulantes, que podem ser de curta ou longa ação.

O primeiro passo é se educar e educar sua família e amigos a respeito da doença, desmistificar crenças e acabar com os estigmas associados. Confira na seção “Mitos e Verdades” alguns fatos interessantes sobre o TDAH.

Realizar intervenções práticas em casa, no ambiente escolar e de trabalho podem diminuir os impactos dos sintomas. Na sessão “A Vida com TDAH” e “Materiais de Apoio” trazemos algumas dicas e ideias que podem ajudar. Converse com seu médico para alinhar a melhor estratégia terapêutica para o seu caso.

Medicações para TDAH

Quer saber mais sobre as medicações para TDAH? Assista esse vídeo e fique de olho nas atualizações que vierem depois.

Referência Canadian ADHD Resource Alliance (CADDRA). Canadian ADHD Practice Guidelines. Edition 4.1. Toronto, ON: CADDRA, 2020. Tratamento. Associação Brasileira do Déficit de Atenção., 2022. Disponível em: https://tdah.org.br/tratamento. Acesso em: 22 de setembro de 2022. Silvestre, Aurea. et al. Pedagogia em Ação. Rev Eletr do Curso de Pedagogia da PUC Minas. v8, n1 (2016) Dicas para pais. Associação Brasileira do Déficit de Atenção., 2022. Disponível em: https://tdah.org.br/perguntas-mais-frequentes-e-suas-respostas. Acesso em: 22 de setembro de 2022.>