O QUE É O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)?
O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) faz parte do grupo dos transtornos do neurodesenvolvimento, ou seja dizem respeito a como o cérebro se desenvolveu. Esses tipos de transtornos se manifestam cedo, geralmente antes de a criança ingressar na escola, mas se estendem até a idade adulta e são caracterizados por déficits no desenvolvimento que acarretam prejuízos no funcionamento pessoal, social, acadêmico ou profissional. O TDAH é caracterizado por sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade, que geralmente são manifestados em pelo menos mais de um ambiente, como na escola, no trabalho, em casa e/ou ambientes sociais. Estima-se que o transtorno afeta 1 em 20 crianças e adolescentes. Embora se inicie na infância, 50% dos casos de TDAH em crianças continuam na idade adulta. O TDAH afeta tanto o sexo masculino quanto o feminino, no entanto o diagnóstico é mais frequente em pacientes do sexo masculino, uma vez que há predominância de sintomas relacionados a hiperatividade, enquanto no sexo feminino o comportamento tende a ser menos disruptivo e mais desatento.
Referências: American Psychiatric Association. Attention-deficit/hyperactivity disorder. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders. (Fifth ed.). Washington, D.C.: Amer Psychiatric Pub Incorporated; 2013.
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QUAIS SÃO AS POSSÍVEIS CAUSAS DE TDAH?
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) possui origem multifatorial. O que isso significa? Significa que é necessário mais de um fator atuando para que o transtorno seja manifestado. Entre esses fatores temos os fatores genéticos, que são considerados os mais influentes, e os fatores ambientais.
Genética
O TDAH pode ser visto através das gerações. De acordo com estudos, pais e irmãos de pacientes com TDAH são de cinco a 10 vezes mais propensos a desenvolver a doença do que pessoas sem histórico familiar. Na verdade, estima-se que 76% dos casos de TDAH podem ser atribuídos à genética. Isso não significa que todas as crianças em uma família terão a condição.
Ambiental
Alguns dos fatores ambientais que podem ser considerados fatores de risco para o desenvolvimento do TDAH incluem traumas durante a infância, privação materna, tabagismo durante a gravidez ou complicações durante o parto.
Neurobiológica
No nosso cérebro existe uma região chamada Córtex Pré-Frontal, ela é responsável por funções relacionadas a regulação da atenção, atividade motora, comportamento e planejamento.
O TDAH parece estar ligado a uma desregulação dessa região. Essa desregulação ocorre devido a um desbalanço nas quantidades de Dopamina e Noradrenalina, que são mensageiros químicos fundamentais para o funcionamento ideal do córtex pré-frontal.
Referências
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OS PRINCIPAIS SINTOMAS DO TDAH:
- DIFICULDADE EM MANTER O FOCO
- FÁCIL DISTRAÇÃO COM ESTÍMULOS EXTERNOS
- DIFICULDADE EM ESCUTAR OS OUTROS
- DIFICULDADE EM SEGUIR INSTRUÇÕES, ORGANIZAR E TERMINAR TAREFAS
- DIFICULDADE DE REFLETIR SOBRE OS PROBLEMAS ENFRENTADOS
- FALA EXCESSIVA
- HIPERATIVIDADE MOTORA
- INTERROMPER FALA DOS OUTROS E DIFICULDADE DE ESPERAR SUA VEZ
Ao contrário do que se achava até pouco tempo, o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) não se apresenta apenas durante a infância. Ele persiste na maioria das pessoas afetadas na idade adulta, com sintomas, no mínimo parciais, em cerca de 50–80% dos casos. Hoje, o TDAH afeta aproximadamente 5% das crianças e adolescentes e 3% dos adultos.
Adultos que não tiveram seu TDAH diagnosticados na infância possuem maiores dificuldades de se alcançar o diagnóstico, uma vez que muitos dos sintomas de hiperatividade motora se apresentam de forma mais branda. Embora a capacidade de atenção possa aumentar devido ao desenvolvimento, ela permanece reduzida na idade adulta em comparação com pessoas sem TDAH, causando prejuízos funcionais.
Confira abaixo os efeitos do TDAH em diferentes fases da vida.
EFEITOS DO TDAH NAS DIFERENTES FASES DA VIDA
Criança
· Desatenção · Hiperatividade · Impulsividade · Inquietação motora · Baixo rendimento escolar · Lesões acidentais · Exclusão · Desajeito
ADOLESCENTES ADULTOS JOVENS
· Baixa qualificação acadêmica · Desatenção · Conflitos familiares · Comportamentos antissociais · Risco aumentado para uso de substâncias · Gravidez precoce
ADULTOS
· Capacidade de atenção reduzida · Dificuldade com planejamento · Instabilidade afetiva · Alterações de humor · Aumento de irritabilidade · Acidentes e violações de trânsito são mais frequentes · Altos níveis de conflito interpessoal (adultos com TDAH se consideram inferiores e se sentem estigmatizados) · Menos sucesso profissional
Referências: Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais [recurso eletrônico]: DSM-5 / [American Psychiatric Association; tradução: Maria Inês Corrêa Nascimento et al.]; revisão técnica: Aristides Volpato Cordioli et al. 5. ed. Dados eletrônicos. – Porto Alegre: Artmed, 2014.
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OUTRAS CONDIÇÕES SOBREPOSTAS COM O TDAH
Na prática clínica, transtornos comórbidos são frequentemente associados ao TDAH. Atualmente, estudos indicam que cerca de 20% dos pacientes com transtornos mentais também podem apresentar TDAH. A presença do TDAH em pacientes com outras condições está relacionada à maior severidade dos sintomas. No entanto seu tratamento demonstrou prevenir o agravamento dessas comorbidades como, por exemplo, depressão, bipolaridade, ansiedade e transtornos por uso de substâncias, por isso a importância do correto diagnóstico e tratamento.
CONHEÇA OS SINTOMAS DE CADA TRANSTORNO E O QUE HÁ EM COMUM COM O TDAH
Referências: Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais [recurso eletrônico]: DSM-5 / [American Psychiatric Association; tradução: Maria Inês Corrêa Nascimento et al.]; revisão técnica: Aristides Volpato Cordioli et al. 5. ed. Dados eletrônicos. – Porto Alegre: Artmed, 2014.
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M Schmitz, G Polanczyk, LAP Rohde - Jornal brasileiro de psiquiatria, 2007 - SciELO Brasil
IMPACTOS DO TDAH
O TDAH pode afetar todos os aspectos da vida de um indivíduo, tanto pessoal quanto sistemicamente. O transtorno não diagnosticado contribui para a baixa qualidade de vida de seus portadores, comprometendo desde o bem-estar social e emocional até o desempenho escolar e profissional, além do desenvolvimento de outras comorbidades. Confira os impactos que o TDAH pode acarretar na vida do indivíduo:
Referências: Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais [recurso eletrônico]: DSM-5 / [American Psychiatric Association; tradução: Maria Inês Corrêa Nascimento et al.]; revisão técnica: Aristides Volpato Cordioli et al. 5. ed. Dados eletrônicos. – Porto Alegre: Artmed, 2014.
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MITOS
VERDADES
TDAH não é uma doença real
O TDAH é uma condição neurobiológica que está associada à desatenção, hiperatividade e/ou impulsividade, juntamente com diversas dificuldades relacionadas, inadequadas para a idade do indivíduo.
TDAH é diagnosticado em excesso
Uma pesquisa nacional nos EUA de 2014 descobriu que os profissionais de saúde estão diagnosticando cuidadosamente as crianças. A grande maioria (9 em cada 10) das 2.976 crianças diagnosticadas com TDAH foram diagnosticadas por profissionais usando diretrizes de melhores práticas. Possíveis explicações para o aumento do diagnóstico de TDAH incluem melhorias de qualificação de profissionais de saúde e de conscientização dos pais; mais triagens por pediatras e outros prestadores de cuidados primários; diminuição do estigma sobre o TDAH; disponibilidade de melhores opções de tratamento e maior conscientização sobre suspeitas de causas ambientais, como exposição pré-natal a toxinas ou níveis elevados de chumbo no sangue
O TDAH resulta de ensino ineficaz e/ou má educação dos pais
O TDAH é principalmente biológico e genético em suas origens. Fatores ambientais como a qualidade do ensino e da parentalidade, no entanto, podem minimizar ou intensificar as dificuldades vivenciadas por um indivíduo com TDAH.
Crianças com TDAH nunca conseguem prestar atenção ou completar seu trabalho
A inconsistência é uma característica generalizada do TDAH. Às vezes, e em algumas circunstâncias, os indivíduos com TDAH podem focar e se concentrar, enquanto outras vezes experimentam extrema dificuldade. Eles são, por exemplo, muitas vezes capazes de se concentrar em atividades estimulantes, como videogames, ou atividades criativas, como Lego ou desenho.
Todas as crianças com TDAH são hiperativas
Meninos têm três a cinco vezes mais chances de serem diagnosticados. No entanto, o distúrbio ocorre em meninos e meninas. As meninas são mais propensas ao TDAH do tipo desatento, que é marcado por um comportamento desorganizado e sem foco, em vez da conduta disruptiva e impulsiva tipicamente observada em meninos. As meninas com TDAH tendem a ter taxas mais altas de angústia geral, ansiedade e depressão em comparação com meninos com TDAH.
Alergias alimentares, açúcar refinado, aditivos alimentares e má alimentação causam TDAH
A correlação real entre TDAH e dieta não foi comprovada. Uma boa nutrição e saúde geral são sempre importantes. Um estilo de vida pouco saudável, incluindo uma dieta ruim, pode influenciar a atenção e o comportamento.
Medicação sozinha pode controlar o TDAH
Embora não haja cura para o TDAH, a medicação pode ter efeitos positivos para os sintomas de desatenção, impulsividade e hiperatividade. Uma abordagem “multimodal” ou abrangente é mais benéfica e inclui diagnóstico apropriado, compreensão pessoal e familiar do transtorno, intervenções comportamentais e apoio educacional.
Indivíduos com TDAH são preguiçosos ou não têm força de vontade
Todo mundo acha mais fácil se concentrar em um tópico ou atividade que chama sua atenção. Muitas pessoas com TDAH têm o domínio de alguma atividade (como esportes, música, videogames, arte, atividades mecânicas e áreas de trabalho) na qual podem se concentrar muito bem. Como resultado, sua incapacidade de se concentrar em outras áreas é muitas vezes mal compreendida.
Existe um teste que pode diagnosticar o TDAH
O TDAH é um diagnóstico clínico que deve ser obtido por meio de uma avaliação abrangente do histórico e da apresentação, assim como para muitas outras condições médicas (por exemplo, enxaqueca).
Todo mundo tem TDAH porque todo mundo está desatento às vezes, especialmente nos dias de hoje.
Os principais sintomas do TDAH podem ocorrer ocasionalmente com todas as pessoas (por exemplo, esquecer itens). Pessoas com TDAH, no entanto, experimentam um número significativamente maior desses sintomas (atingindo um limite de pelo menos 6/9 sintomas em crianças, 5/9 em adultos (17+)), com uma frequência maior e dificuldades e deficiências mais significativas (por exemplo, perda de emprego, insucesso escolar).
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